OOH — Out of Home — significa “fora de casa”. Sua evolução, DOOH — Digital Out of Home — é o “fora de casa digital”. Ambas são excelentes formas de mídia em espaços públicos.
Ambas constituem estratégias de publicidade do âmbito físico, mas não necessariamente de forma tão offline como antigamente.
Além dos tradicionais posters, outdoors e busdoors de papel, agora também temos novas estruturas com telas iluminadas, com painéis digitais e interativos que atraem os mais diferentes olhares e podem até ter conexões com a internet.
OOH e DOOH: feitas para chamar muita atenção
Tanto a OOH como DOOH visam chamar a atenção em locais de grande movimentação ou de longo tempo de permanência. Por exemplo, grandes avenidas, shoppings, aeroportos, bares e plataformas de metrô.
Considerando esta grande exposição, neste artigo vamos explorar mais detalhes para que você note o potencial deste modelo de publicidade. Confira!
Mídias OOH e DOOH: muito além do outdoor
De frente com o público, a comunicação OOH sempre influenciou o comportamento de consumo e o modo como as pessoas percebem as marcas. Afinal, é fácil e intuitivo visualizar um grande outdoor numa rodovia, por exemplo.
Acima de tudo, esse tipo de publicidade externa não é só sobre outdoors. Na verdade, a mídia OOH exibe anúncios em vários formatos e tamanhos, instalados em lugares como:
- Aeroportos;
- Elevadores;
- Estabelecimentos comerciais;
- Setores do serviço público;
- Plataformas de metrô;
- Veículos de transporte público;
- Caminhões;
- Pontos de ônibus, entre outros.
O avanço da tecnologia digital melhorou os recursos e as inúmeras configurações possíveis para esse tipo de mídia. Como resultado, o DOOH trouxe mais alternativas.
Os anunciantes aumentaram a sua capacidade de exibição e potencializaram a qualidade de suas campanhas.
A tecnologia na mídia OOH = DOOH
Com o DOOH, além do tradicional alcance do público, foi possível encantar transeuntes e usuários de formas inimagináveis.
Como resultado, citamos o sucesso da Times Square, em Nova Iorque, e o Piccadilly Circus, em Londres, locais conhecidos pelos seus painéis publicitários iluminados 24 horas!
Já existem anúncios com realidade aumentada, realidade virtual, painéis interativos, além da altíssima resolução de imagem e iluminação LED.
Além disso, para os anunciantes, a mídia DOOH permite a mensuração de efetividade da estratégia por meio da coleta de dados das pessoas que visualizam as informações em tempo real.
Essa característica digital ganhou relevância em publicidades e propagandas de todo o mundo. É a combinação do alcance e da notoriedade do OOH com o dinamismo e interatividade do vídeo. O anúncio fica ainda mais atrativo para envolver o público nas campanhas.
Benefícios do OOH e DOOH para uma estratégia de marketing
A comunicação digital em um ambiente analógico parece utópica, mas essa junção é benéfica tanto para os usuários quanto para os anunciantes. Conheça algumas vantagens:
- Grande potencial para atrair a atenção do público;
- Criação de campanhas, estratégias e promoções em diferentes formatos;
- Alcance do público aliada a outras estratégias;
- Maior interação com o público;
- Reconhecimento de valor à marca;
- Suporta mudanças e atualizações em tempo real e de forma remota;
- Integração com dispositivos móveis, redes sociais, outros recursos e tecnologias que potencializam a estratégia
Como mensurar a efetividade dessas mídias?
A mídia OOH e DOOH usa dados baseados em geolocalização para entender o comportamento dos usuários que visualizam o anúncio.
Ou seja, quando as pessoas baixam um aplicativo e autorizam o envio dos dados de localização, os anunciantes avaliam os padrões de tráfego, monitorando as ações nas áreas determinadas.
As taxas de visualizações de anúncios OOH/DOOH e a eficácia das campanhas também são mensuradas desse modo, especialmente se o objetivo for o direcionamento para um determinado local, como um ponto de venda.
Nestes casos, as empresas também podem correlacionar esses dados de localização com as suas audiências por meio dos IDs de dispositivos móveis.
Ainda pelo celular, outros dados podem ser fornecidos por ferramentas. Por exemplo, o WiFi Tracker, que identifica aparelhos conectados e estimam o tempo de permanência dos usuários no local.
Fora dos celulares, algumas estruturas já experimentam até sensores térmicos que avaliam o volume de pessoas em um mesmo ponto por meio da temperatura corporal.
Essas ferramentas verificam, por exemplo, a área de cobertura de um determinado anúncio em paralelo com o engajamento das pessoas atingidas pela publicidade em outros pontos de contato, como nas redes sociais.
Como aliar essas mídias ao marketing da sua empresa?
Grandes empresas valorizam esse formato, garantindo o reconhecimento e a fidelização de suas marcas, mesmo se já forem consolidadas no mercado.
Por exemplo, o Google, gigante da internet, reconhece o potencial das estratégias de OOH e DOOH, sendo o primeiro anunciante do maior monitor digital do planeta, inaugurado na Times Square em 2014.
Atualmente, os maiores anúncios de OOH e DOOH usam hashtags para estender o engajamento offline para as mídias sociais, gerando uma campanha publicitária com ação omnichannel. Por isso, a funcionalidade de QR codes ou cupons é bastante eficaz para motivar uma ação imediata.
Ou seja, por meio dos códigos promocionais é possível acompanhar a campanha por meio dos dados fornecidos pelos aparelhos dos consumidores. Basta os anunciantes disponibilizarem ofertas exclusivas no momento mais adequado para os leads em potencial.
Por que Por que estas mídias não podem faltar na sua estratégia?
As mídias Out of Home e Digital Out of Home são extremamente úteis quando são associadas a outras ferramentas e recursos estratégicos do marketing digital.
Entretanto, para combinar essas formas de comunicação é preciso executar um plano de mídia estratégico, considerando lugares, horários e conexões digitais.
Outra estratégia das grandes marcas é apostar nos anúncios interativos, que mudam conforme condições específicas. O McDonald ‘s, por exemplo, tem um outdoor que muda de conteúdo conforme a temperatura do local.
Portanto, a integração de informações entre vários dispositivos possibilita a mudança da estratégia de acordo com vários parâmetros. É o horário, o volume de pessoas presentes no local, a data presente, as condições meteorológicas e outras inovações em andamento.
Sem dúvidas, é uma estratégia que se mantém atual e pode ser ainda mais efetiva se for transformada em DOOH!
Fonte: icepropaganda.com.br